setting

Internet de moedas: O que é o Blockchain Parte 1 "conceito"

O que é o Blockchain Parte 1 "conceito"

Cadeia de blocos

Bitcoin é uma criptomoeda cuja criação e transferência é baseada em protocolos de código fonte abertos de criptografia que é independente a qualquer autoridade central.

Mas como funciona as transações Bitcoin ?

O blockchain (cadeia de blocos) não é mais que uma enorme lista de endereços que guarda os saldos, ou seja as transações são transmitidas a outros, nós, em poucos segundos, não se tornam oficiais imediatamente. Acontece só depois que a transação seja conhecida na lista de todas as transações conhecidas com marcas temporais (timestamp → é uma cadeia de caracteres que mostra a hora ou data que certo evento ocorreu), que são mantidas coletivamente.
Este sistema baseia-se num sistema de prova de trabalho para prevenir gastos duplos e falsificações.

Mais especificamente, cada nó gerador procura todas as transações ainda não presentes na cadeia de blocos que ele conhece como candidato, um arquivo entre outros que contém hash criptográfico (algoritmo que mapeia dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo neste caso Bitcoin SHA-256) do bloco válido anterior que esse nó conhece, um esforço que requer uma quantidade previsível de repetidas tentativas de erro.
Quando o nó encontra solução, ele anuncia para o resto da rede. Pares que recebem novos blocos resolvidos os validam antes de aceitá-los e são adicionados à block-chain .



Cada bloco contém

  1. A timestamp
  2. O hash do bloco anterior como referência
  3. Pelo menos uma transação
  4. O Markle Root → árvore de hash
  5. Próprio hash do bloco
  6. Declaração de dificuldade

Como são as transações Bitcoin


Mesmo Satoshi Nakamoto, o criador indescritível de bitcoin, admitiu que sua invenção é difícil de explicar, porque não há nada que possa compará-lo. A transação bitcoin é processada da seguinte maneira:
  1. Quem paga inicia um pagamento bitcoin usando um software (carteira)
  2. Esta e outras transações pendentes são transmitidos na rede bitcoin global.
  3. Uma vez a cada 10 minutos mais ou menos os "mineiros", computadores especializados ou grupo de computadores nesta rede, coletam algumas centenas de transaçãoes e combinam-os num bloco.
  4. Os mineiros competem para  resolver a equação (função hash) de maneira a explorar um bloco e validá-lo. O primeiro mineiro que resolve a equação primeiro ainda processa o bloco e difunde esta "obra de prova" à rede bitcoin.
  5. Os outros mineiros verificam a prova-de-obra e a validade das transações. Se eles aprovarem a mineradora vencedora recebe uma recompensa de 25 Bitcoins recém formados, que é um incentivo para os mineiros fornecerem o poder da computação. Ajustar a dificuldade do quebra-cabeças garante que a oferta de novos bitcoins permaneca estável.
  6. O bloco extraído é adicionado à blockchain, um grande livro, inquebrável que vive na rede bitcoin e serve como um registo de todas as transações.
  7. O beneficiário utiliza a carteira para ver o bitcoin a chegar.

Video demonstrativo sobre transação bitcoin













Outros artigos:
O que é o Bitcoin ?
Blockchain parte 2
→ Primeiros Bitcoins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não publiquem SPAM, somos contra esse conteúdo.

Copyright © Internet de moedas Urang-kurai