Páginas

Páginas Bitcoin

Páginas PTC

quinta-feira, janeiro 22

A "GUERRA" entre a moeda fiduciária e o Bitcoin

Sistema falso da moeda fiduciária


Neste artigo vou referir a moeda dólar (pois continua a ser a moeda de referência).
Vamos começar com a nossa capacidade de aprender com a história.
À vinte anos atrás, quando a internet estava apenas no começo e a ganhar impulso, ela estava num estado semelhante de desenvolvimento como o Bitcoin é hoje.
A "Web" estava substituindo antigos métodos de comunicação. como as máquinas de escrever ou o correio tradicional.
Assim como hoje as pessoas perguntam "O que é o Bitcoin ?", em 1994 as pessoas estavam perguntando "O que é o e-Mail ?" e "O que é a internet ?".
O Bitcoin esta seguindo o exemplo da internet, na essência, da construção da sua própria tecnologia blockchain.
A crescente influência do Bitcoin em sistemas monetários e comércio global, são definidos para ser profundamente semelhante na inerente capacidade da internet para mudar a maneira como todos nós comunicamos em todo o mundo.

Bitcoin e o seu valor tem assustado alguns governos soberanos, a ponto de eles o proibirem.
Bancos na China e titulares de contas ajudaram a tentar derrubar o mercado BTC em 2014.
Bitcoin passou pelo fiasco Mt.Gox (uma das maiores empresas de câmbio BTC, sediada em Toyo), onde bots comerciais foram alegados de bombear o preço do BTC, num valor de uma bolha no mercado.
Também a Silk Road, o licenciamento controvérsio do Estado de Nova York e a IPO (Oferta Pública) da Alibaba empresa estimada em 21.8 bilhões de dólares fizeram descer o Bitcoin, mas o valor do Bitcoin continua a valer mais que 200% do que o valor do USD. O valor Bitcoin não só sobreviveu numa base global durante 5 anos, como prosperou e atraiu alguns dos maiores comerciantes de todo o mundo ( Paypal, Microsoft, Dell computers, etc).









O dólar "Todo-Poderoso" já teve o seu tempo ao sol, onde eles já dominaram o mercado, agora eles estão sumindo da nossa história. O valor do dólar é encontrado neste momento apenas na sua liquidez, na história e na capacidade dos EUA coagirem com países menores para usá-lo no final em negócios,
O dólar americano está no ponto para um colapso de proporções épicas de acordo com muitos analistas e especialistas. O status de uma moeda "Reserva Global Currency" dura cerca 65-70 anos, e o dólar esta ativo há mais de 70 anos vivendo na esfera da influência dos militares dos EUA em todo o mundo, com mais de 100 nações ocupadas por bases militares. È a principal razão que mantêm o dólar ativo.
O Banco de Desenvolvimento de BRICS é um grande passo no avanço para o fim do dólar como moeda internacional relevante.
Nações BRICS (Brasil, Rússia, China e África do sul), controlam 40% das reservas de divisas do mundo e população.
Em julho eles basicamente "cuspiram na cara" do dólar americano. Estes países têm lidado em acordos de comércio bilaterais (acordos comerciais internacionais sem trocar a sua moeda para dólares).
Será que isso significa que não vamos usar o dólar no EUA?
Não. Nós ainda usamos as máquinas de escrever ou o correio tradicional.
À medida que o dólar continua a escorregar e a deslizar, o Bitcoin continua a sua marcha para o futuro.
Muitos que querem derrubar o Bitcoin dizendo que o Bitcoin não têm valor !!!
Bem agora para mim e para milhões de pessoas então, o dinheiro de papel têm ?

Fica aqui o video que para mim, é do mais explícito do que é o dinheiro ou não.



terça-feira, janeiro 20

Bitcoin Box e PEY


E se de repente puder pagar Bitcoins sem acesso à internet ?
Sério !
Pois bem a verdade ainda esta em protótipo mas já tem o teste realizado e com sucesso.

Chama-se Bitcoin Box, um protótipo de POS (ponto-de-venda), pode processar transações sem a necessidade de uma conexão com a internet.
Em vez disso ele baseia-se em bluetooth e em NFC (Near Field Communications) para permitir pagamentos.
A Hive desenvolveu este dispositivo. Desenvolvedor, Jan Vornberger, disse que o cliente apenas precisa de tocar o seu smartphone no dispositivo e ele conclui a transação via Bluetooth.
Bitcoin Box depende de componentes off-the-self para criar um fluxo de pagamento e foi inspirado pela Apple Pay.





A Bitcoin Box é baseado numa placa de Raspberry Pi com alguns componentes extras off-the-shelf e deve ser posto à venda por o preço de $299.
Antenas NFC em dispositivos Android são geralmente localizados na parte de trás do dispositivo, ou na tampa da beteria em determinados smartphones tornando-os menos práticos para o pagamento. Apple iPhone 6 apresenta a sua antena na parte superior do dispositivo, tornando-o mais prático para pagamentos, mas isso é só um pequeno detalhe.
Bitpay, com a sua boa infra-estrutura e suporte para múltiplos padrões, é o processador de escolha do desenvolvedor, mas estando aberto a alternativas.






Uma startup alemã de Hannover, desenvolveu um trabalho através de smartphones hackeados e carcaças 3D de impressão num terminal de ponto-de-venda (POS) bitcoin, chamado PEY.
Este terminal está a ser oferecido gratuitamente para os comerciantes locais para incentivar o uso de bitcoin como meio de pagamento, combatendo assim as altas taxas cobradas pelas empresas de crédito e débito.
PEY também criou uma carteira app para iOS e Android afim de trabalhar em conjunto com os terminais.
O software do terminal processa pagamentos via processador BitPay, que imediatamente converte em bitcoin em moeda fiduciária para responder ás preocupações dos comerciantes sobre a volatilidade do bitcoin.
O terminal integra um passivo do google nexus 7 com um processo de impresso em 3D que pode ser facilmente colocado no balcão do comerciante.

PEY utiliza tecnologia iBeacon para os seus usuários tenham o aplicativo instalado no seu Android ou iPhone que recebe uma notificação de aviso, informando um varejista local que aceita pagamentos com bitcoin. Como a app PEY se comunica diretamente com o terminal PEY, os usuários são poupados de ter que procurar várias páginas de apps para encontrar a sua carteira bitcoin.
O aplicativo usa NFC (Near Field Communication) se o seu smartphone oferecer essa tecnologia, em alternativa podem sempre digitalizar o seu código QR gerado pelo BitPay.
Amesterdão já conta também com 100 terminais.








Outros links:
O que é o bitcoin ?
O que é o blockchain

O que é o Blockchain parte 2 "blockchain das coisas" BoT


As possibilidades que o blockchain oferece torna-se num verdadeiro conceito.
Qualquer dado pode ser armazenado na blockchain semi-publicamente, o blockchain permite fazer que qualquer pessoa possa verificar que colocou  informação, mas só o próprio é que consegue ver o conteudo.
O blockchain atua como método alternativo de transferir valor que é praticamente à prova de adulteração.
Outro conceito é a introdução de contratos inteligentes no contexto das aplicações descentralizadas, como são possíveis através do blockchain, os contratos inteligentes permitirão duas ou mais partes concordarem entre si e assim finalizem os termos de contrato, tanto por meio de programação e condicionalmente através do blockchain.
A tecnologia blockchain vai se alargar mais, saindo dos seus primórdios relacionados com dinheiro em novas ideais.



Blochchain a maior e segura rede de transações do planeta, torna-se previsível grandes companhias e grandes projetos fazerem parte dele.

Um desses casos é a empresa de serviços financeiros Bitreserve, que tem como planos para 2015 adicionar petróleo sob a forma de Bitoil afim de fazerem transações com o protocolo Bitcoin. No início do mês adicionou a bitgold uma ligação entre barras de ouro e a rede bitcoin.
A visão desta companhia é competir contras todas as principais moedas fiat globais.
"Usando um cartão do petróleo em bitserve, qualquer pessoa pode manter o seu valor como petróleo - combustivel para a moderna economia mundial e transferir esse valor imediatamente e de forma gratuita.


Bitserve tem como objetivo dar estabilidade ao Bitcoin.
Bitoil e Bitgold funcionará na conversão instantânea para USD, EUR, GBP, CNY, JPY. Bem como ouro, XAU e bitcoin, BTC, podendo ser gasto em qualquer lugar que aceite bitcoins.
Exemplo: Comprando petróleo quando ele é mais barato, e depois guarda-lo no seu cartão de petróleo e troca-lo quando necessário.

NOTA → Existem um concurso de emprego para a bitreserve em Braga



No início do mês de dezembro de 2014 a microsoft começou a aceitar bitcoin (não oferece para já uma aceitação mundial nem de toda a gama de produtos). Atualmente, os usuários estão limitados a $1000 de gastos por dia e a $5000 no máximo por conta.





Em dezembro o editor da revista times Inc. anunciou a sua parceria com a coinbase a aceitar bitcoins para assinaturas das revistas selecionadas.
Leitores da Fotune, Health, This old House e a Travel + Leisure podem pagar as suas revistas digitais e de impressão com BTC.
Isto faz com qua a Time Inc. seja a primeira grande editora de revistas a aceitar bitcoin.
A Time atinge mais de 130 milhões por mês por meio das suas assinaturas digitais e de impressão.
Aceitando Bitcoin também fornece a oportunidade de explorar novos modelos de negócio, tais como micropagamentos para conteúdos em vez de depender de assinaturas tradicionais. Micropagamentos não são viáveis com processadores de pagamentos tradicionais, devido às altas taxas e outras restrições. Mas com o bitcoin o micropagamento é simples.





Outros links:
O que é o Bitcoin ?
Blockchain parte 1


O que é o Blockchain Parte 1 "conceito"

Cadeia de blocos

Bitcoin é uma criptomoeda cuja criação e transferência é baseada em protocolos de código fonte abertos de criptografia que é independente a qualquer autoridade central.

Mas como funciona as transações Bitcoin ?

O blockchain (cadeia de blocos) não é mais que uma enorme lista de endereços que guarda os saldos, ou seja as transações são transmitidas a outros, nós, em poucos segundos, não se tornam oficiais imediatamente. Acontece só depois que a transação seja conhecida na lista de todas as transações conhecidas com marcas temporais (timestamp → é uma cadeia de caracteres que mostra a hora ou data que certo evento ocorreu), que são mantidas coletivamente.
Este sistema baseia-se num sistema de prova de trabalho para prevenir gastos duplos e falsificações.

Mais especificamente, cada nó gerador procura todas as transações ainda não presentes na cadeia de blocos que ele conhece como candidato, um arquivo entre outros que contém hash criptográfico (algoritmo que mapeia dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo neste caso Bitcoin SHA-256) do bloco válido anterior que esse nó conhece, um esforço que requer uma quantidade previsível de repetidas tentativas de erro.
Quando o nó encontra solução, ele anuncia para o resto da rede. Pares que recebem novos blocos resolvidos os validam antes de aceitá-los e são adicionados à block-chain .



Cada bloco contém

  1. A timestamp
  2. O hash do bloco anterior como referência
  3. Pelo menos uma transação
  4. O Markle Root → árvore de hash
  5. Próprio hash do bloco
  6. Declaração de dificuldade

Como são as transações Bitcoin


Mesmo Satoshi Nakamoto, o criador indescritível de bitcoin, admitiu que sua invenção é difícil de explicar, porque não há nada que possa compará-lo. A transação bitcoin é processada da seguinte maneira:
  1. Quem paga inicia um pagamento bitcoin usando um software (carteira)
  2. Esta e outras transações pendentes são transmitidos na rede bitcoin global.
  3. Uma vez a cada 10 minutos mais ou menos os "mineiros", computadores especializados ou grupo de computadores nesta rede, coletam algumas centenas de transaçãoes e combinam-os num bloco.
  4. Os mineiros competem para  resolver a equação (função hash) de maneira a explorar um bloco e validá-lo. O primeiro mineiro que resolve a equação primeiro ainda processa o bloco e difunde esta "obra de prova" à rede bitcoin.
  5. Os outros mineiros verificam a prova-de-obra e a validade das transações. Se eles aprovarem a mineradora vencedora recebe uma recompensa de 25 Bitcoins recém formados, que é um incentivo para os mineiros fornecerem o poder da computação. Ajustar a dificuldade do quebra-cabeças garante que a oferta de novos bitcoins permaneca estável.
  6. O bloco extraído é adicionado à blockchain, um grande livro, inquebrável que vive na rede bitcoin e serve como um registo de todas as transações.
  7. O beneficiário utiliza a carteira para ver o bitcoin a chegar.

Video demonstrativo sobre transação bitcoin













Outros artigos:
O que é o Bitcoin ?
Blockchain parte 2
→ Primeiros Bitcoins

sábado, janeiro 17

O que é o Bitcoin

O futuro passa por aqui

Bitcoin é uma forma de moeda digital, criado e realizado por via eletrónica.
Ninguém a controla. Bitcoins não são impressos , como dólares ou euros, eles são produzidos por muitas pessoas correndo computadores em todo o mundo, usando software que resolve problemas matemáticos. É o primeiro exemplo de uma categoria crescente de dinheiro conhecido como cryptocurrency (cripto-moeda).
A característica mais importante do bitcon e única que o torna diferente do dinheiro convencional, é que ele é descentralizado. Nenhuma instituição controla a rede bitcoin.
A primeira implementação de um conceito de cripto-moeda foi descrita em 1998 por Wei Dai. Satoshi Nakamoto (desenvolvedor do software), teve em 2009 como ideia implantar um sistema de pagamento eletrônico com base em prova matemática passando assim produzir uma moeda independente de qualquer autoridade central, transferível eletronicamente, mais ou menos de imediato, com taxas muito baixas de transação.
Esta moeda não está fisicamente impresso nas sombras por um banco central, inexplicável para a população e fazendo as suas próprias regras.
Por ex: os bancos podem simplesmente produzir mais dinheiro para cobrir a dívida nacional, desvalorizando assim a moeda. Bitcoins são explorados, usando o poder da computação em rede distribuída. Esta rede também processa as transações feitas com a moeda virtual, tornando bitcoin a sua própria rede de pagamentos.
Alguns  simples  videos em (inglês)  a demonstrar o bitcoin.


Então o Bitcoin na prespetiva do usuário, não é nada mais do que um programa aplicativo ou computador móvel que oferece uma carteira Bitcoin pessoal e permite que o usuário envie e receba bitcoins.
A rede Bitcoin compartilha um registo público que armazena detalhes de cada transação que já aconteceu ou seja uma enorme versão de contabilidade geral, chamado blockchain "cadeia de bloco".
Este registo contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de bitcoins de seus próprios endereços de bitcoin.
A Moeda convencional tem sido baseado no ouro ou na prata. Teoricamnete, sabia que, se entregou um Euro no banco, poderia obter algum ouro para trás (embora este não chegou a trabalhar na prática). Mas o bitcoin não é baseado em ouro; ele é baseado em matemática (Conhecer o algoritmo e toda a matemática por detrás do bitcoin link externo COINDESK).




Quais as vantagens do Bitcoin ?

  1. Liberdade de pagamento → enviar ou receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar, sem feriados, fronteiras e sem limite impostos. Bitcoin permite que seus usuários estejam em pleno controle.
  2. Taxas muito baixas → pagamentos com bitcoin são processados com taxas extremamente pequenas. Além disso , existem processadores comerciais para auxiliar comerciantes em operações de processamento, convertendo bitcoins em uma moeda fiduciária e depositando fundos diretamente para contas bancárias dos comerciantes diariamente. Como estes serviços são baseados em Bitcoin, eles podem ser oferecidos com taxas muitos mais baixas  do que as redes de cartões de crédito.
  3. Para os comerciantes existem menos risco porque as transações Bitcoin são seguras, irreversíveis e não contêm informações informações ou pessoais dos clientes. Isso protege os comerciantes de perda causadas por fraude ou estornos fraudulentos.
  4. Usuários do Bitcoin tem controle total das suas transações; é impossível que os comerciantes forcem cobranças indesejadas ou não notificadas como poderia ocorrer com outras formas de pagamentos.
  5. Toda a informação em relação a própria moeda Bitcoin está facilmente disponivel na blockchain (biteasy.com), para qualquer um possa verificar e usar em tempo real. NENHUMA organização ou indivíduo pode controlar ou manipular o protocolo Bitcoin, porque é criptograficamente seguro.

    Quais as desvantagens do bitcoin ?

    1. Muitas pessoas ainda não conhecem o Bitcoin. A cada dia, mais empresas aceitam bitcoins, mas a lista continua pequena.
    2. A volatilidade é outro ponto, pois o número de bitcoins em circulação e o numero de transações que utilizam bitcoin ainda é menor comparado ao que poderia ser. Portanto, eventos relativamente pequenos, trocas, ou atividades negociais podem afetar significamente o seu preço.
    3. Software em curso, com algumas funcionalidades incompletas porém em desenvolvimento ativo. Novas ferramentas, recursos e serviços estão sendo desenvolvidos para fazer Bitcoin mais seguro e acessível para as massas.


    Esta nova era começa por nós, para os nossos filhos, netos e por aí fora... 










    Mais sobre Bitcoin:
    → Exchanges
    → Torneiras
    → Minerização
    → Cloud mines
    → Hardware

    Anuncie aqui